As equipes de TI das organizações estão em uma constante corrida para acompanhar e realizar previsões para os avanços das ameaças à cibersegurança no futuro e essa não é uma tarefa fácil.
Isso porque a sofisticação dos malwares tomou proporções exorbitantes, visto os ganhos milionários que esses ataques provêm para os maliciosos.
De fato, esse é um negócio bastante rentável e que, sem dúvidas, não vai parar de crescer.
Nessa realidade, trouxemos os principais pontos de um levantamento realizado em 2020 com 5 previsões de cibersegurança para o futuro.
Acompanhe a leitura e fiquei por dentro do tema.
1. Segurança no trabalho remoto
2020 também foi um ano desafiador para as equipes de TI, em especial, para o time de cibersegurança.
Isso porque o cenário de trabalho mudou drasticamente em poucos meses.
Em uma realidade como essa, se fez necessário planejar estratégias para disponibilizar os sistemas e dados de maneira remota, via nuvem.
Essa nova arquitetura pegou todos de surpresa e a funcionalidade era mais valorizada do que a segurança.
Afinal, o objetivo imediato era manter a organização funcionando.
Contudo, o trabalho remoto não é mais visto como algo temporário, essa forma veio para ficar.
Por isso, a tendência para agora e para o futuro é o investimento em estratégias de segurança cibernética para trabalho remoto.
2. Automatização
Acompanhar de perto todas as ameaças tornou- se uma tarefa cada vez mais complexa, e crescer a equipe não está dando mais conta.
Por isso, o futuro promissor da cibersegurança é o investimento em automatização dos processos.
Sem dúvidas, essa é uma condição que as organizações devem aceitar, visto que as tecnologias desse porte vêm para remediar a deficiência humana.
É claro que os especialistas não serão deixados de lado, entretanto, a automatização dos processos gerará uma melhor qualidade no monitoramento e segurança da informação.
3. Zero Trust
O Zero Trust ou Confiança Zero é um conceito que tem sido bastante abordado nos últimos anos e ele presume que não se deve confiar em quaisquer coisas ou em qualquer pessoa.
Ou seja, nessa metodologia, é verificado a confiabilidade de cada dispositivo, usuário ou serviço, antes de conceder acesso aos dados.
Dessa forma, é possível garantir uma melhor cibersegurança, tendo em vista o controle do acesso às informações.
Com isso, é possível reduzir a frequência a incidentes e violações dos dados.
4. Melhorar os recursos de resposta
Não basta apenas identificar as ameaças, a sua equipe de TI e seus sistemas de segurança precisam emitir uma resposta para os ataques.
Então, por exemplo, em casos de incidentes de ransomware em grande escala, os responsáveis por esse evento devem trabalhar em conjunto com toda a equipe, a fim de resolver o problema.
Os ransonwares pedem grandes quantias em dinheiro para o resgate dos dados, por isso, um ataque neste nível requer apoio de todos.
Dessa forma, devem estar envolvidos os especialistas em segurança, administradores de sistema, assessoria jurídica, relações públicas.
Com essa colaboração, é possível que os serviços sejam restabelecidos rapidamente.
5. Reconhecer os riscos das cadeias de abastecimento
Sem dúvidas, é comum que as empresas confiem em seus fornecedores e prestadores de tecnologia de olhos fechados.
Afinal, eles são os especialistas, não é mesmo?
Mas esse olhar pode mudar no futuro.
Isso porque os invasores podem atacar exatamente na raiz do fornecimento do sistema ou serviço, de forma a comprometer toda a cadeia de abastecimento.
Ou seja, uma única empresa atacada pode comprometer milhares de organizações.
Por isso, é de suma importância que as empresas conheçam bem os seus fornecedores, afinal, estes podem comprometer os dados da organização.
Conclusão sobre as 5 previsões de cibersegurança para o futuro
Então, no momento da contratação, verifique as práticas de segurança do seu fornecedor, exija transparência e questione requisitos que não atendem a política de segurança da informação da sua empresa.
Conheça as soluções da Security4IT para manter a cibersegurança da sua empresa, respeitando as suas políticas de privacidade e segurança! Entre em contato conosco e conheça o nosso portfólio de produtos.
Gostou do conteúdo? Nós da Security4IT disponibilizamos muito mais no nosso blog para você, venha conferir!