É muito comum que os pais acreditem que os filhos entendem mais de computadores do que eles próprios. Afinal, os nascidos dos anos 2010 para cá tiveram a experiência de crescer com os olhos vidrados nas telinhas dos celulares e tablets. Mas como pais, vocês devem se preocupar em manter as suas crianças seguras online.
Bem, cerca de 98% das crianças brasileiras entre 7 e 12 anos têm o seu próprio dispositivo conectado.
Logo, podemos observar que o uso da internet já se incorporou no hábito dos pequenos.
Nesse cenário, mesmo que os filhos tenham o costume de usar a internet, os pais jamais devem se isentar de saber sobre o que as crianças andam fazendo.
Isso porque a internet está cheia de armadilhas, tanto para a segurança do seu filho, quanto para a segurança das informações que circulam na sua rede.
Continue a leitura desse artigo e saiba como instruir o seu filho de acordo com a idade, para gerar um ambiente de colaboração familiar em prol da segurança online!
Até os 10 anos
Até os 10 anos, os pais devem acompanhar de perto as crianças em suas primeiras experiências na web.
Para isso, assegure que você estará disponível para orientar o seu filho em seus primeiros passos.
Os primeiros contatos da criança com a Internet são uma boa oportunidade para sentar-se com eles e guiá-los através dessa nova aventura.
A primeira atividade que você deve realizar é estabelecer as regras para a utilização de Internet no lugar.
Além disso, você deve supervisionar a quantidade de horas e fixar horários permitidos.
Lembre-se que as crianças geralmente tomam o exemplo dos pais em seu comportamento.
Então, os demais membros da família precisam ter uma conduta positiva, para que ela seja transmitida para as crianças.
De 11 a 14 anos
Dos 11 aos 14 anos, na pré-adolescência, os seus filhos passam a utilizar sozinhos os dispositivos conectados à internet.
Entretanto, você poderá utilizar o controle de pais que permite bloquear sites que contenham material potencialmente ofensivo.
Além disso, esse recurso impede o acesso a determinadas categorias de páginas.
Não se esqueça que, é importante esclarecer aos seus filhos que, no mundo virtual, nem todas as pessoas são amigas e que algumas podem lhes fazer mal.
Nesse cenário, explique para eles que informações como endereço, telefone, locais que frequentam ou onde estudam não devem ser compartilhados.
É muito importante manter a comunicação com seus filhos sobre o que eles veem na Internet.
Então, procure colocar o computador em um lugar comum da casa onde possa estar sob sua supervisão.
De 15 a 18 anos
Na adolescência, seus filhos se tornam mais independentes e devem conhecer quais são os riscos do uso da internet, em especial, com relação às senhas.
Explique para eles que não deve existir cópias das senhas nas mãos de estranhos.
Não somente, outra grande preocupação nessa idade é com relação ao cyberbullying.
Por isso, fique atento ao comportamento do seu filho durante o uso da internet, pois, o cyber bullying fere psicologicamente de forma recorrente e repetitiva.
Então, oriente o seu filho a te informar caso ocorra algo desse tipo.
Por fim, as compras pela internet devem ser realizadas sob a supervisão dos pais até que os filhos compreendam as medidas a serem tomadas.
Comprar pela Internet é seguro quando feito de forma prudente, então oriente o seu filho sobre como enviar as informações pessoais financeiras de forma correta.
E aí, esse conteúdo foi útil para você? Aprendeu a manter suas crianças seguras no meio online? Nós da Security4IT disponibilizamos muito mais no nosso blog para você, venha conferir!